Me veja um prato sagrado! A importância do processo de preparo dos alimentos nos terreiros no Rio Grande do Sul

Ìyá Sandrali de Òsun, Ìyá Winnie de Yemanjá

Resumo


A experiência de vivencia no Batuque, expressão religiosa de tradição de matriz africana, não deixa dúvida: todo fundamento de nossa tradição está na cozinha e toda energia vital que dedicamos aos orixás passa por ela. Em tempos mais remotos, a cozinha se imbricava com o cultivo domiciliar de cada elemento necessário para o preparo dos axés (alimentos ofertados aos orixás) e dos pratos servidos ao povo. A ferocidade do capitalismo, as relações de consumo cada vez mais apuradas, os tempos (pós) modernos reduziram essa ligação. Hoje, poucos são os terreiros que tem espaços adequados para hortas, galinheiros, currais. Mas, ainda que com adaptações impostas pelo modo de sociedade em que vivemos, continuamos preservando as tradições culinárias do axé em nossos terreiros. Cozinhar em um terreiro é uma tarefa sagrada. A principal delas. Ao iniciar um novo membro em nossa tradição, é preciso também que ele saiba o passo a passo da “cozinha de santo”. Não há batuque, candomblé, umbanda, que se sustente sem que seus participantes atuem na cozinha. Essa participação faz parte da vivência dentro da comunidade e é construída cotidianamente, aprimorada no dia a dia do terreiro. Cada orixá tem seu prato específico, cada prato, um preparo especial, cada preparo carrega um fundamento e cada fundamento fortalece as relações de quem cozinha com os orixás. Não basta cozinhar os alimentos que são relacionados com cada orixá, pois desde o recipiente no qual são preparados até na forma com que se mexe a colher já se verifica uma relação sagrada. Os cheiros, os gostos, os temperos, tudo isso também tem uma estrita relação com cada um dos deuses-negros-africanos. Enfim, comer, em uma comunidade de terreiro, significa necessariamente compartilhar.


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