O SER PROFESSORA/R NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE GÊNERO

Cátia Simone Ribeiro Barcellos, Luciano Pereira dos Santos, Rita de Araujo Neves

Resumo


O presente trabalho trata sobre o ser professora/r nas práticas escolares cotidianas e em como essas interferem na construção de sentidos sobre a identidade de gênero de estudantes. Acreditamos ser fundamental a discussão das múltiplas identidades que estudantes assumem dentro da escola, nos diferentes espaços que ocupam, para que possamos debater sobre os processos de discriminação pelos quais passam em relação às identidades de gênero, culturais, étnicas e tantas outras. O referencial teórico adotado tem base nos Estudos Culturais, nos Estudos Feministas e nos Estudos sobre Currículo. Discutimos questões como: quais elementos favorecem mudanças nas práticas escolares no sentido de valorizar não apenas a cultura hegemônica do patriarcado? Como promover transformações no trabalho docente de modo a contribuir para o sucesso escolar das/os estudantes? A investigação nos levou a pensar sobre a construção de uma escola mais humana que trabalhe mais com os sonhos e menos com as frustrações.


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