Religião e poder: A mídia no fogo cruzado

Luciana Santos Bispo

Resumo


A comunicação interpessoal é necessidade inerente ao ser humano. Em todas as raças, em todas as culturas, em todos os povos encontra-se o desejo de comunicar-se. Na religião não é diferente. É comunicando e sendo comunicadora que a(s) igreja(s) cumpre(m) a sua missão: anunciar a Boa Nova. Entretanto, a comunicação religiosa pura e simplesmente cede lugar à disputa entre as denominações religiosas quando os meios de comunicação midiáticos (impressos e eletrônicos) são utilizados por muitas Igrejas Protestantes e Católica na perspectiva da competitividade, na disputa para vencer a "concorrência" com a outra denominação, no afã de conseguir cada vez mais um crescente número de fiéis. Assim, esse artigo objetiva oferecer uma reflexão acerca das inovações trazidas pelos meios de comunicação de massa no exercício do anúncio do evangelho pelas igrejas e como estas mídias impressas e eletrônicas tem sido utilizadas amplamente por algumas delas numa verdadeira "quebra de braço" na luta pela conquista e manutenção do poder e do prestígio tão almejados, e muitas vezes exercidos, tanto por igrejas cristãs mais tradicionais, como pelas pentecostais e neopentecostais no Brasil.

Palavras-chave


Igreja; Mídia; Poder

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