Ensino religioso e relações étnico-raciais no Amapá: Saberes, Valores e Práticas

Elivaldo Serrao Custodio

Resumo


O artigo visa discutir sobre o Ensino religioso e relações étnico-raciais no Amapá. A escolha desta temática está relacionada à prática de um ensino antirracista. Assim, buscamos no decorrer deste trabalho analisar os saberes, os valores e as práticas curriculares e pedagógicas na educação publica estadual do Ensino Religioso no Amapá, confrontando o trato desta disciplina com a implementação dos artigos 26-A e 79-B da LDBEN (modificada pelas Leis n° 10.639/2003 e 11.645/2008), bem como o que preconiza as demais legislações amapaenses. O estudo demonstrou que do ponto de vista prático, a relação Ensino Religioso e Relações Étnico Raciais é insuficiente no que diz respeito a uma educação pautada na diversidade. Além disso, a prática curricular da disciplina, as orientações pedagógicas e os ensinamentos estão muitas vezes, delineados sob o viés cristão, sem qualquer alusão às práticas antirracistas.

Palavras-chave


Ensino Religioso; Relações étnico-raciais; Amapá

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2358-0372 (Online)

ISSN: 2238-8117 (CD-ROM - ENCERRADO!!!)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400